quarta-feira, 30 de maio de 2007

Raças

Anão Russo


Existem duas espécies de hamster Anão Russo, o Campbells, também conhecido como Djungarian, e o Winter - White, também conhecido como hamster Siberiano.

Características

° possui pêlos nos pés
° os machos são mais longos que as fêmeas
° possui bolsa nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama
° é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses
° embora seja noturno, pode eventualmente se tornar ativo durante o dia
° sua vida média é de 1 ano e meio a 2 anos, embora eles possam viver até 4 anos
° em geral são menos tolerantes que os hamsters Sírios, e não gostam muito de serem segurados, tendo uma tendência maior a morder

Cuidados especiais

°
use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters Russos são muitos pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters
° se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe - os em gaiolas diferentes
° uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá - los novamente

Anão Russo Campbells



É originário da Ásia Central, do norte da China, onde vive em dunas de areia.É mantido em cativeiro desde antes de 1963 e chegou às lojas de animais de estimação nos anos 70.
Também conhecido como hamster Djungarian, ele é mais comum que a outra espécie de Anão Russo.

Cor

A cor original do hamster Anão Russo Campbells é cinza, com uma linha dorsal cinza - escuro quevai do focinho ao rabo, mas também existem diversas outras variedades, como o albino(com olhos vermelhos), o branco(com olhos pretos), o preto, o opala(cinza - azulado), etc.

Tamanho

De 10 a 12 cm.

Anão Russo Winter - Whire


Menos comum que o Campbells, o Winter - Whire é originário do leste do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes.
O nome Winter - Whire, que pode ser traduzido como "Branco - Invernal", é devido à tendência que possui de se tornar branco no inverno. Nesta época,quando os dias são mais curtos, a pelagem do hamster pode se tornar mais clara, apresentar manchas brancas ou mesmo se tornar completamente branca.
A finalidade desta transformação, no habitat natural, é confundir - se com a neve de inverno. Caso contrário, sua cor escura, sob o fundo branco de neve, atrairia seus predadores. Em geral, o Winter - White não se reproduz quando sua pelagem está branca. Também conhecido como hamster Siberiano,ele é mais compacto que o Campbells, tem olhos mais proeminentes e uma espinha curvada, que lhe confere um especto ovalado. Esse hamster é raro em lojas de animais.

Cor

A cor original do hamster Anão Russo Winter - White é cinza - escuro, com o subpêlo cinza ainda mais escuro. Também existem diversas outras variedades, como o safira(violeta - acinzentado), o imperial(com a barriga branca) e o pérola(branco com riscos coloridos pelo corpo).

Tamanho

De 8 a 10 cm.

Chinês

O hamster chinês é originário da China e da Mongólia e pertence a um grupo de hamsters conhecidos como hamster - camundongo.
Ele é mantido em cativeiro no Reino Unido desde 1919 e usado em laboratórios. O interesse por ele como animal de estimação cresceu consideravelmente nos anos 70, quando o hamster Russo surgiu nas lojas de animais.
O hamster Chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os Sírios e os Russos, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.

Cor

A cor original do hamster Chinês é marron, com uma linha dorsal preta que vai do focinho ao rabo, mas também existem variedades cinzas com manchas brancas.

Tamanho

De 10 a 12 cm.

Características

° os machos são maiores que as fêmeas, possui bolsas nas bochechas que usa para carregar comida ou material para a cama.
° é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses.
° quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relaçao aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho, ou se for necessário até separar o casal.
° embora seja noturno, pode eventualmente se tornar ativo durante o dia.
° pode mover - se muito rápido e subir em coisas com facilidade, sendo desaconselhável tirá - lo da gaiola.
° a vida média é de 2 a 3 anos, embora possam viver mais.

Cuidados especiais

° use terrários de plástico ou vidro, pois os hamster Chineses são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters.
° se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe - os em gaiolas diferentes. Note que, uma vez separados, poderá ser muito difícil juntá - los novamente(todas as raças de hamster brigam muito, mas só os hamsters Sírios não podem conviver junto).

Roboroviski

Ele é originário da Mongólia e norte da China, e não é tão criado como animal de estimação pois é mais difícil de manusear que os outros hamsters.
Ele é extremamente ativo e muito rápido, sendo difícil pegá - lo. No entanto, tem um bom temperamento e dificilmente morde.
É muito difícil encontrá - los em lojas de animais, mesmo nos Estados Unidos ou na Europa, embora haja criadores de espécie em muitos países.

Cor

Em geral dourado - alaranjado, com a barriga e "sobrancelha" brancas.

Tamanho

Cerca de 4 - 5 cm.

Características

° são muitos pequenos,tímidos e difíceis de segurar, não sendo recomendados para crianças pequenas.
° por possuírem uma natureza muito ativa, é muito divertido observá - los.
° é sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses.
° embora seja noturno, o hamster pode eventualmente se tornar ativo durante o dia.
° em geral vivem de 3 anos a 3 anos e meio.

Cuidados especiais

° alojá - los somente em aquários, nunca em gaiolas, uma vez que são muito pequenos e capazes de passar pelas barras de algumas gaiolas de hamster.
° mesmo possuindo um tamanho reduzido, os hamsters Roboroviski precisam de muito espaço, sendo recomendado um aquário de grandes dimensões.

Sírio

O hamster Sírio é o tipo mais comum de hamster mantido como animal de estimação. Como o próprio nome diz, é originário da Síria, país asiático próximo ao Iraque, e foi descoberto cientificamente em 1839.
Em 1930, um hamster fêmea e suas crias foram capturados em Allepo, na Síria e levados á Universidade Hebráica em Jerusalém. A mãe foi morta e após duas fugas separadas, sobraram apenas 4 hamsters. Estes quatro reproduziram - se, e posteriormente importou - se seus filhotes para o Reino Unido e para os Estados Unidos. Embora alguns outros hamsters tenham sido capturados em 1930, não há registro de que estes tenham se reproduzido, o que leva a crer que os hamsters vendidos atualmente como animais de estimação são descendentes dos 4 hamsters de Allepo.

Cor

A cor original do hamster Sírio é dourado, mas atualmente existem várias outras cores desenvolvidas artificialmente por criadores, bem como diferentes tipos de pelagem.

Variedades

As variedades mais comuns são o teddy bear, de pêlo curto, e os angorás, de pêlo comprido. Outras variedades mais raras são o satin, de pêlos brilhantes, o rex, de pêlos e bigodes encaracolados e o hairles, sem pêlos.

Tamanho

De 15 a 18 cm.

Características

° possui um rabo muito curto.
° não possui pêlos nos pés.
° possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama.
° o hamster Sírio pode carregar até a metade de seu peso nas bochechas.
° é um animal solitário, que em geral se separa de seus companheiros de ninhada com 8 - 10 semanas de vida.
° sua vida média é de 2 anos a 2 anos e meio, embora eles possam viver até 3 ou 4 anos.

Cuidados especiais

° mantenha os hamster Sírios adultos separados, cada um em uma gaiola diferente, a partir das 10 semanas de vida.

ATENÇÃO

° se você tem um casal ou mais de hamsters Sírios, separe - os imediatamente pois eles brigam e podem até se matar.

Nenhum comentário: